10 Filmes sobre Matemáticos

listasde10.blogspot.com

10 Filmes sobre Matemáticos



O que poder ser menos cinematográfico e com menos glamour do que um matemático?
Pois eles já renderam ótimos personagens no cinema.
Os gênios da matemática ajudaram a criar roteiros interessantes e intrincados.
Esta lista traz 10 exemplos, sugira outros.
(PS: Após assistir a um novo filme, resolvi substituir o número 7, que era o ótimo "21 Gramas", onde a matemática não era tão relevante na trama)


1.  Uma Mente Brilhante (Russell Crowe é um brilhante matemático, que na década de 1950 é  chamado para trabalhar com criptografia para o governo americano no auge da guerra fria, período em que desenvolve esquizofrenia, o que acaba com seu casamento. o filme foi acusado de deturpar a vida do personagem real, mas foi um grande sucesso e ganhou quatro Oscars, de melhor filme, diretor, roteiro e atriz coadjuvante para a bela Jennifer Connelly)


2.  Pi (um jovem matemático vive enclausurado em Nova York, escondido da luz do sol. em casa ele desenvolveu um supercomputador que lhe permitiu entender a dinâmica do mundo, onde tudo se repete, o que fez com que ele aprendesse a prever o futuro das ações na bolsa com grande precisão. primeiro longa do hoje celebrado Darren Aronofsky)


3.  Quebrando a Banca (um aluno brilhante do MIT é convidado a participar de um grupo de outros estudantes, coordenados por um professor e gênio em estatística - Kevin Spacey -, para aplicar um golpe nos cassinos de Las Vegas, utilizando técnicas de contagem de cartas no jogo de 21. bom filme) 


4.  O Preço do Desafio (Edward James Olmos - indicado ao Oscar - é um dedicado professor  que se emprega numa escola da periferia de Los Angeles para orientar alunos carentes e indisciplinados. apesar de todas as dificuldades, consegue ensinar-lhes cálculo e até formar um grupo para participar pela primeira vez de uma prova nacional de matemática. bonito e inspirador)


5.  Sob Domínio do Medo (Dustin Hoffman é um tímido e estudioso professor de matemática que muda-se com a esposa para o interior da Inglaterra para fugir do caos dos colégios americanos, mas os habitantes locais começam a hostilizá-lo e ele tem que transformar-se num vingador calculista para sobreviver. a violência estilizada de Sam Peckinpah na melhor forma) 


6.  Mentes que Brilham (um menino já sabia ler quando tinha um ano, aos quatro escrevia poesias, agora aos sete pinta quadros e resolve complicados problemas matemáticos. dividido entre a mãe carinhosa que quer que ele seja uma criança normal e a mentora determinada a desenvolver seus talentos, ele procura sua identidade. dirigido por Jodie Foster, é um filme bonito e sensível)


7.  O Quarto de Fermat (quatro matemáticos reconhecidos são convidados para uma misteriosa reunião onde seria resolvido um grande enigma. são levados a uma sala onde terão que resolver diversos desafios para salvar suas vidas. uma ótima ideia original, num engenhoso suspense espanhol)


8.  A Prova (a filha de um brilhante, mas esclerosado, matemático recém-falecido, com medo de enlouquecer como o pai, isola-se em sua casa, até que um ex-aluno dele pede para estudar suas anotações em busca de uma nova teoria matemática. baseado numa peça de sucesso, tem, sua força no elenco, Gwyneth Paltrow, Anthony Hopkins e Jake Gyllenhaal, respectivamente)


9.  Gênio Indomável (Matt Damon é um faxineiro do MIT que tem o dom da matemática e é descoberto ao resolver um problema, mas precisa da ajuda de um psicólogo para encontrar a direção na sua vida. um filme inspirador de Gus Van Sant, que ganhou os Oscars de ator coadjuvante para Robin Williams e de roteiro original para a dupla Damon e Ben Affleck)


10.  Rain Man (Tom Cruise é um vendedor ambicioso que descobre no enterro do pai ter um irmão mais velho -  Dustin Hoffman  -, que vive num sanatório, é autista, mas tem uma inteligência matemática prodigiosa. filme supervalorizado do fraco Barry Levinson, que levou quatro Oscars de filme, diretor, roteiro e ator)

Comentários

Postagens mais visitadas