Matemático cria tecnologia do avião invisível

Modelo computacional torna invisível objetos grandes a curta distância. 
Novidade criada por matemático pode ser aplicada a aviões e submarinos.
Ainda está longe de os cientistas criarem uma capa de invisibilidade como aquela utilizada pelo personagem Harry Potter. No entanto, um matemático europeu deu recentemente um passo nessa direção, desenvolvendo um modelo computacional que pode tornar invisíveis objetos grandes -- como aviões ou submarinos – a curta distância.

Até então, cientistas só haviam conseguido dar a característica de invisibilidade a objetos distantes. Para isso, desenvolveram um metamaterial (material que ganha propriedades principalmente de sua estrutura, e não de sua composição) capaz de dobrar a radiação eletromagnética -- caso da luz visível ou microondas – em torno de um espaço esférico, fazendo que os objetos nessa região deixassem de aparecer.

Para tornar invisíveis objetos a pouco espaço de distância, o matemático Sébastien Guenneau, da Universidade de Liverpool (Reino Unido), desenvolveu com seus colegas um modelo computacional chamado GETDP, cujos detalhes não foram especificados no estudo sobre a novidade.

“Para que esse tipo de capa de invisibilidade funcione, é necessário primeiramente fazer com que a luz seja dividida em duas ou mais ondas, para criar um novo padrão de ondas. Com base nesse padrão, conseguimos regiões claras e escuras que são necessárias para fazer um objeto parecer invisível”, afirmou o matemático na pesquisa.

Cientistas prevêem que os metamateriais possam ser usados a partir da próxima década em aplicações militares, como na construção de aviões de combate e submarinos. “O formato e estrutura dos aviões fazem deles objetos ideais para se tornarem invisíveis, porque têm uma estrutura fixa e padrão de movimentos. Já com os seres humanos e animais é mais difícil, porque seus movimentos são flexíveis”, explicou o matemático.

Comentários

Postagens mais visitadas